Está chegando ao fim o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017. Segundo balanço divulgado pela Receita Federal, 17.087.623 declarações foram entregues até ontem (24), o que mostra que muita gente deixou para a última semana. Quem ainda não declarou, tem até até as 23h59min da próxima sexta-feira (28) para realizar o envio.
Nesta reta final, contribuintes que irão declarar pela primeira vez podem ficar em dúvida sobre a maneira mais rápida de prestar contas com o leão. Nesses casos, é preciso, antes de tudo, verificar se a renda anual de 2016 foi superior a R$ 28.559,70. Se o contribuinte atingiu esse número, é preciso organizar as fontes pagadoras e de despesas.
A diretora administrativa do Sescap-CE, Amanda Monteiro, explica que “o contribuinte deve procurar as pessoas físicas ou jurídicas e solicita os comprovantes de rendimentos recebidos no ano anterior. Após isso, é preciso organizar, também, as fontes de despesas dedutíveis, como planos de saúde, escola, faculdade”.
Amanda orienta que, para evitar riscos de cair na malha fina e garantir o procedimento correto, o contribuinte deve procurar um profissional contábil.