
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (SEMFAZ), lançou, nesta sexta-feira, 11, o novo sistema de Procuração Digital e o SESCAP/SE, representado pelo presidente Francinaldo Rodrigues, esteve presente no evento. O sistema permite que o contribuinte outorgue poderes a terceiros, como contadores, advogados ou representantes legais, para acessar os serviços da SEMFAZ de forma digital, sem a necessidade de comparecimento presencial ou entrega de documentos físicos.

Segundo o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTIC), Jammson Santos, o sistema traz benefícios como o acesso imediato aos sistemas da Secretaria, redução da necessidade de deslocamento, diminuição de riscos de fraudes e extravio de documentos, e gerenciamento facilitado de procurações.
O sistema foi desenvolvido com base na Lei Municipal nº 4.933/2017, passou por testes desde o início do ano e entrou em vigor nesta quarta-feira, 10 de abril. A iniciativa faz parte das ações de modernização da gestão fiscal municipal.
O presidente do SESCAP/SE, Francinaldo Santos, presente no lançamento, destacou a importância da inovação para o ambiente de negócios. “É algo que vínhamos solicitando há bastante tempo. Economiza tempo, otimiza processos, melhora a produtividade e fortalece o desenvolvimento do município”, afirmou.