×
Siga-nos:

SEGS

O que é?

A fim de alinhar as práticas de gestão sindical entre todos os integrantes do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomercio), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) criou o Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS).

O SEGS é um programa que estimula o desenvolvimento da excelência na gestão das Federações e Sindicatos filiados ao Sicomercio, por meio de critérios baseados em fundamentos do Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ). Além de contribuir para a maturidade de federações e sindicatos, o programa habilita líderes e executivos sindicais para melhor atuarem em prol dos interesses das empresas que representam.

Com a implantação do SEGS, os líderes e executivos sindicais terão uma ferramenta para auxiliar na:

– Elaboração e no acompanhamento do planejamento estratégico de suas entidades, na implantação de planos de ação e na construção de indicadores de desempenho estratégicos e gerenciais dos processos-chave;

– Realização de ampla avaliação gerencial do sindicato, analisando e aperfeiçoando as práticas de gestão da entidade;

– Disponibilização de produtos e serviços compatíveis com as necessidades das empresas representadas;

Os seus principais objetivos são:

– Permitir às entidades identificar o grau de desenvolvimento (maturidade) das entidades sindicais nos aspectos: associativismo, representatividade, estrutura diretiva, gestão financeira e produtos e serviços oferecidos;

– Capacitar os líderes em práticas gerenciais de reconhecida excelência, que possibilitem incrementar a atuação dos Sindicatos e Federações do comércio de bens, serviços e turismo;

– Possibilitar o compartilhamento de práticas gerenciais de sucesso (benchmarking);

– Proporcionar o crescimento individual dos líderes e executivos sindicais e, conseqüentemente, das entidades e das empresas representadas.

Avaliação

O SEGS possui dois níveis de avaliação: o nível 1, com avaliação máxima de 250 pontos, e o nível 2, que permite alcançar 500 pontos. Dessa forma, proporciona às entidades modelos de avaliação de acordo com a maturidade da gestão local. Para praticar o SEGS Nível 2, a entidade deve ter, no mínimo, dois anos de aplicação do Nível 1, bem como ter pontuação acima de 200 pontos na última Avaliação de Consenso.

– Critérios de Avaliação
A gestão das entidades é avaliada mediante respostas a questões objetivas, que estão distribuídas em oito critérios, a saber: Liderança, Clientes, Sociedade, Pessoas, Processos, Resultados, Estratégias e Planos.

Participação do SESCAP

O SESCAP-SE aderiu ao SEGS desde 2009 e desde lá vem aprimorando as suas práticas de gestão e sendo reconhecido como uma entidade de destaque nos vários ciclos de que participou.